Direito de Família na Mídia
TRF 5 - Decisão beneficia ex-companheiro homossexual
25/11/2008 Fonte: TRF 5Por unanimidade, a Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região deu provimento, em parte, ao recurso de apelação ajuizado pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Na decisão, manteve-se intacta a sentença do juiz da 21ª Vara Federal de Pernambuco, que julgou procedente o pedido de concessão de benefício de pensão por morte de servidor público ao companheiro homossexual. A Turma alterou, apenas, a redução da taxa de juros mora de 1,0% para o percentual de 0,5% ao mês.
Em seu voto, o desembargador federal Geraldo Apoliano (relator do processo) afirma que, de fato, houve uma relação estável de natureza afetiva entre o companheiro e o falecido ex-servidor da Sudene, tendo em vida, o inscrito como dependente no plano de saúde e plano odontológico. Além disso, através do contrato de locação da casa, onde o casal morava, foi possível constatar o nome do falecido como locatário e o nome do companhero no comprovante de residência.
Comprovada a união estável entre o casal e a dependência econômica do companheiro em relação ao ex-servidor da Sudene, o relator do processo entendeu que o apelado tinha o direito de receber a pensão reivindicada.
Acompanharam o voto do relator os desembargadores federais Paulo Roberto de Oliveira Lima (presidente) e Carlos Rebêlo (convocado).
AC 445097 - PE